Proposta Pedag├│gica
 

PROPOSTA PEDAGÓGICA / EDUCACIONAL


O mundo mudou. O modo como as pessoas aprendem, pesquisam e interagem é totalmente diferente do que era há cinco anos. Os melhores empregos da atual década simplesmente não existiam há 10 anos. Não podemos preparar nossos alunos para um mundo que ainda não foi inventado, mas podemos oferecer competências para que eles participem da criação desse futuro. Essa é a proposta da ESCOLA RUY BARBOSA, em parceria com a UNO INTERNACIONAL.


PILARES DE APOIO:

Apoiado nos cinco pilares da UNESCO para a educação - SER, FAZER, CONHECER, CONVIVER e TRANSFORMAR, o aparato pedagógico busca integrar as inteligências múltiplas, diferentes estilos de aprendizagem e habilidades de pensamento crítico. Em parceira com a Apple, traz toda a atmosfera digital dos Ipads – em um ambiente colaborativo e de alta tecnologia através das salas digitais e da plataforma virtual. A proposta contempla também a parceria com a UNESCO, DISCOVERY EDUCATION e ANIMAL PLANET, entre outras instituições de referência em tecnologia e conteúdos educacionais para que haja uma atmosfera digital na qual os alunos se conectam em tempo integral, o que permite que as aulas ocorram em um ambiente colaborativo e de alta tecnologia. A proposta contempla também um programa de bilinguismo em que os estudantes de 3 anos de idade já começam a ter contato sólido com outro idioma buscando não apenas o estudo pragmático, mas o contato constante com o ambiente multilíngue.


FILOSOFIA PEDAGÓGICA:

Nossa Proposta Pedagógica segue a linha Sóciointeracionista, baseada nos pressupostos teóricos de Lev Semenovitch Vygotsky, ou seja, considera que a aprendizagem se dá a partir da interação do sujeito com o objeto de conhecimento, sob mediação do portador de cultura, o professor.

Além de considerar as habilidades cognitivas dos educandos, a proposta tem forte enfoque no desenvolvimento sócioafetivo dos alunos, considerando que isso só é possível a partir de uma relação estreita de parceria entre escola e famílias como fator primordial para se atingir os objetivos educacionais propostos.

 A perspectiva sóciointeracionista pressupõe um aluno inquieto, à procura de constantes respostas e um professor que instiga e assume a postura de mediador no processo de ensino-aprendizagem buscando desenvolver competências e habilidades.

 Os projetos desenvolvidos possibilitam uma integração entre os conteúdos formais e aspectos do cotidiano do aluno, respeitando-se as necessidades e o planejamento, para cada curso e faixa etária. Na sala de aula, o trabalho se desenvolve apoiado em conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais de forma a garantir uma sólida formação básica e atender às necessidades intelectuais, culturais e morais do educando nos dias de hoje.

Dentro dessa perspectiva, objetivamos preparar o educando para acompanhar as transformações exigidas pela sociedade tendo identidade própria, conhecendo direitos e deveres, sendo capaz de equacionar situações problemas, além de respeitar as diferenças sabendo conviver de forma harmoniosa com todos a sua volta. Acreditamos que, somente através da apropriação criativa desses conhecimentos, o indivíduo se torna apto a compreender o mundo em que vive, conquistando assim autonomia suficiente para inserir-se como cidadão na sociedade e tornar-se um produtor de sua própria história.

"Aprender é construir significados e Ensinar é oportunizar essa construção".

UMA NOVA PROPOSTA PARA UM NOVO MUNDO

A Escola Ruy Barbosa, focada em melhores soluções educacionais, ao fazer parceria com o UNO Internacional, busca aprimorar a sua proposta pedagógica através da integração de uma rede internacional de ensino ajustando seus aspectos pedagógicos aos parâmetros de escolas de diversas partes do mundo e vice-versa, compartilhando projetos, discutindo macro e micro soluções com experiências de vários professores vinculados à rede. Todas essas questões possibilitam um vasto leque de possibilidades nas didáticas de ensino inspirando os alunos para que se tornem líderes bem-sucedidos, competentes, responsáveis e com muito equilíbrio nas suas decisões e na convivência com as futuras equipes de trabalho.

Os sistemas de avaliação constantes também ajudam na construção do conhecimento, não só nos aspectos cognitivos, mas comportamentais, por meio de um acompanhamento pedagógico minucioso, de empresas internacionais de consultoria como a LEXIUM, AVALIA e o TOEFL.

Assim, nessa busca incessante pelo conhecimento, ao longo dessas 7 décadas, a Escola Ruy Barbosa busca desenvolver  todas as competências e habilidades dos alunos, formando cidadãos éticos, responsáveis e emocionalmente preparados para atender às demandas do século XXI.

Diana Mendes / Jacqueline Assunção
Coordenação Pedagógica

 

 
Avenida Senhor dos Passos, 47, Centro, feira de Santana - Ba . Tel.: (75) 3623.0900, Email: atendimento@escolaruybarbosa.com.br